13 de maio de 2021
Muitos empresários não se dão conta, mas administrar um negócio também é saber gerir pessoas, especialmente sócios. Cada sócio possui sua família, seus interesses, sua visão de futuro e suas compreensões de trabalho e remuneração que, por vezes, podem ser diferentes entre um e outro. Fazer a gestão de todos esses aspectos com regras claras e objetivas não é uma tarefa fácil sem um instrumento próprio para isso.
É nesse ponto que surge a figura da governança corporativa. Já ouviu falar?
Governança corporativa é um vasto universo de procedimentos e normas criadas dentro de uma sociedade empresarial, podendo ser considerado um sistema composto por regras de gestão, onde é possível estabelecer todos os aspectos empresariais, como criação de conselhos e órgãos de fiscalização, procedimentos e controles e até mesmo, regulamentar temáticas mais particulares dos sócios, como falecimento, divórcio e responsabilidades específicas.
Mas como colocá-la em prática?
Um dos principais instrumentos utilizados na implementação da governança corporativa é o “Acordo de Sócios”. Este instrumento foi trazido às empresas limitadas a partir da utilização subsidiária da Lei das S/A (Lei n. 6.404/76).
O “Acordo de Sócios” nada mais é do que um documento confeccionado entre os sócios da pessoa jurídica com a finalidade de regrar todos os pontos de interesse dos sócios, tais como, mas não se limitando:
Com uma correta estruturação societária, será possível evitar inúmeros conflitos entre sócios. Tudo isso por meio da utilização de regras claras e objetivas determinadas no Acordo de Sócios, minimizando a possibilidade de litígios, com um consequente aumento na perspectiva de perpetuidade do negócio.
Por Tiago Nesello Vitorio | OAB/RS 87.123
O Dia da Constituição Brasileira é celebrado em 25 de março em referência à data da edição da primeira Constituição do Brasil, outorgada pelo imperador Dom Pedro I em 24…
Muito se ouve falar sobre holding patrimonial, mas geralmente as pessoas não sabem quais os benefícios que essa estrutura societária pode entregar aos sócios. O intuito desse texto é abordar…
A Política Nacional de Meio Ambiente determina que toda “construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer…